Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Edições anteriores da Conferência

XIII Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2016

Instituto Federal do Sudeste de Minas - Campus Barbacena
Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - Bairro São José - CEP: 36205-018 - Barbacena - MG
Barbacena, BR

17 de outubro de 2016 – 19 de outubro de 2016

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004, envolvendo Instituições de Pesquisa e Ensino, e também Municípios. O tema principal em 2016 será “Ciência alimentando o Brasil”, oportunidade para discutir o papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

Tema interessante para ser abordado em um país como o Brasil, que teve uma história recente de desenvolvimento de processos, métodos e distribuição de renda, o que favoreceu a redução drástica da fome no território nacional, problema antes considerado uma questão crítica. Vale ressaltar o aspecto interdisciplinar da temática e a oportunidade para debater questões sensíveis como o controle dos agrotóxicos nos alimentos, além de resgatar a memória de personalidades que, durante décadas e séculos, lutaram para a melhoria das condições de alimentação no Brasil.

Assim, o objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País, em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Visualizar detalhes da conferência

XII Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2015

Instituto Federal do Sudeste de Minas - Campus Barbacena

Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - Bairro São José - CEP: 36205-018 - Barbacena - MG


Barbacena, BR

13 de novembro de 2015 – 14 de novembro de 2015

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004, envolvendo Instituições de Pesquisa e Ensino, e também Municípios. O tema principal em 2015 será “Luz, Ciência e Vida”.

A luz está ligada de forma visceral à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Não é difícil imaginar muitas conexões entre a luz e a humanidade, seja na dimensão tecnológica, social ou ambiental. Por esse motivo, este tema pode desempenhar um papel estratégico na educação. Sua transversalidade não respeita fronteiras disciplinares, culturais, geográficas ou temporais.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, um dos principais objetivos do evento é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos, almejando possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .